Instituto Pensar - ?Temos um presidente que defende a ditadura e exalta a tortura?, diz Barroso

?Temos um presidente que defende a ditadura e exalta a tortura?, diz Barroso

por: Eduardo Pinheiro 


O ministro ainda destacou a atuação do STF para restringir o poder do presidente Jair Bolsonaro e preservar a democracia

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Durante evento internacional promovido pelo Instituto FHC, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, citou "manifestações autoritárias? feitas pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o ministro que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro "defende a ditadura e exalta a tortura?.

"Tivemos dois presidentes destituídos depois de serem eleitos pelo voto popular, tivemos muita inflação, recessão, alto desemprego, escândalos de corrupção dramáticos, governos de direita, esquerda e de centro e um temos um presidente que defende a ditadura e exalta a tortura. E ninguém nunca defendeu solução diferente do respeito à legalidade constitucional.?, afirmou.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (26), de forma virtual, e debatia sobre retrocessos na democracia no mundo. Também estava presente o ex-juiz da Corte Constitucional da Alemanha Dieter Grimm.

Apesar dos alertas em relação ao autoritarismo de Bolsonaro, na visão do ministro há resiliência na democracia brasileira. Barroso ainda destacou a reação "vigorosa? da sociedade brasileira diante de "manifestações autoritárias do presidente e de pessoas próximas a ele, evocando a época da ditadura?.

"A democracia brasileira tem sido bastante resiliente, embora constantemente atacada pelo próprio presidente. Uma coisa que contribui para a resiliência da democracia no Brasil é a liberdade, independência e poder da imprensa brasileira?, disse.

O ministro ainda fez uma brincadeira com o título do best-seller "Como as democracias morrem?, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. "Se eu tivesse que escrever um livro sobre o Brasil hoje seria, facilmente, chamado "Como as democracias sobrevivem??.

Com informações do Valor



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: